Algo de errado se passa com as minhas unhas ultimamente. Além de estarem fatigadas, as cutículas estão levantadas… Se estão familiarizadas com este tipo de problemas, então vão gostar deste artigo. Vou ensinar-vos a recuperar as unhas danificadas e a regenerá-las rapidamente.
Gosto de ter as unhas bonitas porque tenho noção de que muitas pessoas baseiam a sua opinião sobre os outros olhando para as suas mãos. E isto não se aplica apenas ao momento em que cumprimentamos alguém pela primeira vez. Existem muitas outras situações em que as outras pessoas têm a oportunidades de olhar de perto para as nossas mãos. Muito bem, o que eu quero dizer é que as nossas mãos estão sempre expostas e que devemos garantir que estão bonitas independentemente da situação em que nos encontramos.
E é aqui que o problema surge… porque existem muitos fatores que influenciam negativamente a aparência das nossas mãos, incluindo as unhas, claro.
Motivos mais comuns para umas unhas danificadas:
- exposição frequente a detergentes
- utilização de removedor de verniz contendo acetona
- pintar as unhas com vernizes de má qualidade
- utilizar unhas de gel durante muito tempo
- remoção incorreta das unhas de gel
- roer as unhas
- carência de vitaminas e outros nutrientes essenciais
- mal-estar geral
- flutuações hormonais
No meu caso, as minhas unhas ficam danificadas principalmente durante o inverno. Tenho certeza de que o motivo para isto acontecer são as condições climáticas desfavoráveis combinadas com o consumo insuficiente de nutrientes. Como consequência, as minhas unhas estão a ficar cada vez mais fracas, mas este é um problema afeta muitas pessoas 🙂
Como posso ajudar as minhas unhas a recuperar?
Tenho de ser clara neste ponto, por vezes é impossível regenerar as unhas. Estou a falar da situação em que a unha fissura e fica tão fraca que temos de cortar as unhas e iniciar algum tipo de tratamento regenerador intensivo das unhas.
Deixem-me dizer-vos que, na maioria dos casos, as unhas têm salvação. Felizmente, nunca tive as unhas miseráveis ao ponto de o meu plano de regeneração não funcionar. Infelizmente, uma amiga minha não teve a mesma sorte. Ela utilizou unhas de gel durante muito tempo seguido. No entanto, este é apenas um caso extremo, por isso acredito que vocês vão conseguir salvar as vossas unhas danificadas.
Para começar:
- Removam os resíduos da manicure atual e, para já, não utilizem verniz.
- Cortar as unhas, pois quanto mais longas estiverem mais quebradiças ficam.
- Utilizar uma lima polidora para suavizar a unha.
- Remover as cutículas.
- Aplicar uma manteiga cosmética nutritiva nas unhas e na pele envolvente.
Os pontos acima fazem uma espécie de manicure essencial que prepara as unhas para os próximos tratamentos, que é um tratamento intensivo.
Depois:
- Proteger a unha usando um condicionador de alta qualidade.
- Cuidar das unhas com óleos de beleza naturais à hora de dormir.
- Expor as unhas a um banho de mãos uma vez por semana (utilizem azeite ou linhaça).
- De poucos em poucos dias, apliquem vitaminas A e E nas unhas com uma massagem (utilizem cápsulas).
- Bebam diariamente infusão de cavalinha e urtiga.
- Garantir que os alimentos ingeridos são ricos em vitaminas e minerais.
- Substituir aperitivos doces e salgados por sementes e frutos secos saudáveis.
- Tomar suplementos alimentares que melhorem as unhas, a pele e o cabelo.
- Utilizem luvas de borracha para realizar qualquer tarefa doméstica.
Os melhores métodos para fortalecer novamente as unhas
Basicamente, eu enumerei-os acima mas acho que é boa ideia elaborar os pontos mais importantes. Vamos lá!
Aplicar óleos nas unhas
É o meu método de eleição nos últimos meses. Acontece que os óleos naturais apresentam propriedades nutritivas incrivelmente elevadas, são capazes de regenerar as unhas e melhorar a sua aparência. Além disso, os óleos naturais de beleza são totalmente seguros. Basta escolher um óleo ou uma mistura de óleos e aplicar nas unhas e na pele em redor fazendo uma massagem para obter nutrição e reforço. Se tivesse de recomendar-vos alguns óleos naturais, diria que devem optar por óleo de argão (regenera e protege), óleo de rícino (intensifica o brilho, reforça e melhora o crescimento das unhas) e óleo de oliva (nutre e suaviza).
Aplicar vitaminas nas unhas
Em geral, as carências de vitaminas em particular fazem com que as unhas fiquem quebradiças e as cutículas levantadas. Naturalmente, podem optar por um condicionador vitamínico e aplicá-lo nas unhas, mas sugiro que recorram a vitaminas puras. Portanto, eu compro vitaminas A e vitamina E em cápsulas na farmácia. Depois, todas as noites, abro uma cápsula e despejo o conteúdo na palma da minha mão para esfregar mais tarde nas unhas. Estas vitaminas penetram na pele quase imediatamente e produzem efeitos incríveis.
Condicionadores de unhas com queratina
De que são feitas as unhas? São constituídas maioritariamente por queratina. Quando verificarem que as unhas estão a ficar mais fracas, esse pode ser um indício de falta de queratina. E é por isso que sugiro vivamente que utilizem condicionadores de unhas com queratina para recuperar as unhas. Este aumento de queratina é benéfico para as unhas. Basicamente, as unhas vão ficar em melhor estado no espaço de poucas semanas. Só um aviso em relação aos produtos de má qualidade: procurem a palavra “queratina” nos produtos de cuidado das unhas. Quanto mais cedo aparecer na lista de ingredientes, melhor.
Quais os vossos métodos comprovados para cuidar das unhas danificadas? 🙂
Deixe uma resposta