Que sérum capilar escolher? Utilização, tipos, ação

Olá!

O cuidado capilar é extremamente importante para a maioria das mulheres. Algumas utilizam cosméticos caseiros com ingredientes naturais, outras preferem marcas de alta qualidade. Ainda assim, não há dúvida de que todas elas utilizarão um sérum em algum momento. Se também quiserem experimentar, fiquem a saber como devem usar o sérum, qual a sua ação e qual o tipo de sérum indicado para vocês.

O que é o sérum capilar?

O sérum é um cosmético recomendado para as pontas do cabelo. A maioria dos cosméticos deste tipo contém silicones. Como funciona o sérum capilar? Eu uso para:

  • proteger as pontas e evitar que fiquem espigadas,
  • proteger o cabelo contra o calor e o sol,
  • suavizar e conferir brilho,
  • facilitar a escovagem.

Um bom sérum capilar não contém álcool, proteína (se o cabelo já tiver proteína em excesso), silicones (se o cabelo for encaracolado).

Sabiam que existem muitos tipos de sérum? Podemos identificar os seguintes tipos de sérum capilar: sem silicone, silicone, óleo, creme, manteiga.

Sérum capilar e equilíbrio de PEH

Se utilizarem séruns capilares, devem saber como fazê-lo juntamente com PEH. As proteínas vegetais são antiestáticas, suavizam e protegem contra o calor e o sol. Quando utilizadas juntamente com o sérum, podem resultar num excesso de proteína no cabelo. Os emolientes suavizam e protegem o cabelo contra os fatores externos mas também podem sobrecarregar os fios. Por outro lado, os humectantes são antiestáticos mas também podem deixar o cabelo frisado.

Como aplicar o sérum no cabelo?

O sérum pode ser usado de duas maneiras. A primeira consiste na aplicação do cosmético em cabelo previamente lavado e em cabelo seco. O segundo método consiste numa proteção de duas etapas. Primeiro aplicam o óleo e depois o sérum.

Se o cabelo ficar suave, brilhante e protegido contra os fatores externos, significa que o sérum funciona. Caso contrário, o cabelo fica oleoso, pesado e frisado. Lembrem-se também que o sérum não provoca a queda de cabelo. No entanto, se notarem que a queda aumenta, significa que o organismo está a desenvolver uma reação alérgica a algum componente do produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *