Todos nós nos cuidamos de uma forma ou de outra, usando cosméticos para cuidar da pele, dos cabelos e até das unhas. No entanto, algumas pessoas correm o risco de desenvolver alergias às substâncias que compõem os produtos, resultando na condição conhecida como alergia cosmética. Se você sofre desta doença e não sabe como tratá-la, aqui vai encontrar todas as informações úteis sobre sintomas e tratamento.
O que é uma alergia a cosméticos?
Uma alergia a cosméticos ocorre quando uma pessoa desenvolve uma reação alérgica às substâncias que compõem um cosmético. Estas reações alérgicas podem ocorrer devido aos ingredientes ativos dos cosméticos, como parabenos, conservantes, emulsificantes ou até mesmo óleos essenciais usados para perfumar ou dar cor aos produtos. Estas alergias costumam se manifestar na pele, causando erupções, vermelhidão, coceira ou até bolhas na área aplicada.
Sintomas de alergia a cosméticos
Os sintomas da alergia a cosméticos são principalmente cutâneos e geralmente se manifestam no local onde o produto foi aplicado. Estes sintomas incluem:
- Vermeihdão
- Erupções cutâneas
- Comichão ou queimação
- Inchaço
- Bolhas inchadas
- Caspa intensa
- Quelóide
Embora esses sintomas estejam geralmente relacionados com a pele, a alergia cosmética também pode ser responsável por outros efeitos adversos, como fadiga, dores de cabeça, desconforto abdominal e irritação nas membranas mucosas, como nariz, garganta, boca e olhos.
Causas da alergia cosmética
Embora possa parecer que qualquer produto cosmético pode causar uma alergia, não é bem assim. Existem certas substâncias que estão mais frequentemente associadas ao desenvolvimento de alergias cosméticas:
- Alguns conservantes, tais como os parabenos, as formaldeídos ou a is Dhiazolidinona
- Fragrâncias sintéticas
- Colorantes artificiais
- Emulsificantes
- Óleos essenciais
- Óleos minerais
- Ceras artificiais
- Cobalto
- Níquel
Uma vez que estas substâncias estão presentes em quase todos os produtos de higiene pessoal e cosméticos é importante ter cuidado ao escolher os produtos que causam menos reações alérgicas. Além disso, é importante manter a vigilância dos sintomas alérgicos e procurar um médico especialista para investigar potenciais alergias a cosméticos.
Tratamento para a alergia cosmética
Se você desenvolveu sintomas alérgicos aos produtos cosméticos, o primeiro passo é parar de usá-los e se preparar para ir ao médico. O médico investigará as possíveis alergias com a ajuda de testes cutâneos, sangue e outros exames e usará os resultados para determinar o melhor tratamento.
Em geral, o tratamento da alergia cosmética é bastante simples e consiste na suspensão do uso de produtos cosméticos. Em alguns casos, também podem ser administrados medicamentos, como anti-histamínicos, para controlar os sintomas alérgicos, e cremes para tratar a inflamação da pele.
Além disso, é importante seguir algumas medidas preventivas para evitar novas reações alérgicas, como:
- Ler atentamente as listas de ingredientes dos produtos cosméticos para evitar a exposição aos componentes que podem causar alergia e predispô-la a uma reação adversa.
- Testar os produtos em uma pequena área da pele antes de aplicar em todo o corpo, para verificar se existem sinais de alergia.
- Evite o uso prolongado de cosméticos ou exposição ao sol após a aplicação dos produtos.
- Use produtos hipoalergênicos, sem corantes, fragrâncias ou outros ingredientes que possam causar alergias.
- Inclua alimentos ricos em vitaminas em sua dieta, como ácidos graxos essenciais, para melhorar a saúde da pele e ajudar a prevenir reações alérgicas.
Tomando as medidas acima, você pode minimizar o risco de desenvolver uma alergia cosmética e se sentir mais seguro ao usar produtos cosméticos.
Se você sofre desta condição, siga o tratamento orientado pelo seu médico e certamente sua alergia logo passará. No entanto, lembre-se de que é sempre importante procurar ajuda médica antes de usar qualquer cosmético para evitar complicações.