Guia para umas mãos deslumbrantes: as minhas ideias para gerir a pele seca e as cutículas

Olá meninas,

Costumam ter as cutículas das unhas levantadas? Nem toda a gente sabe como resolver este problema. Sabem que mais? Dantes, eu também não sabia.

Não dá para negar, a pele à voltas das unhas está constantemente expostas aos danos e à desidratação causados pelos milhões de atividades que fazemos com as mãos. Todas as atividades diárias, até as mais comuns, danificam-nas. Portanto, como cuidar das cutículas e da pele à volta dos dedos? Fiquem a conhecer as minhas ideias comprovadas para reparar as cutículas.

O que faz com que as cutículas levantem?

Isto pode acontecer por diversos motivos. Obviamente, alguns estão relacionados com a nossa profissão em particular e há pouco a fazer nestes casos. Por outro lado, podemos tentar evitar determinadas situações para desfrutarmos de umas mãos deslumbrantes. Assim sendo, vou fazer uma lista das causas mais comuns do levantamento das cutículas que todas podemos evitar:

  • cuidado das mãos insuficiente e pouco sistemático
  • manicure inapropriada, que inclui a remoção demasiado frequente e demasiado profunda das cutículas
  • exposição frequente a detergentes
  • exposição a temperaturas extremas (tempo muito quente e muito frio) e vento forte
  • lavar a loiça sem usar luvas
  • várias doenças de pele (ex.: alergias, dermatite atópica, eczema)

Como cuidar das cutículas?

Vou começar pelo óbvio: ser sistemático é fundamental. E não estou a falar apenas da aplicação sistemática de creme. Ser sistemático também significa cuidar regularmente das unhas de forma a cuidar das cutículas e da pele em torno das unhas com preparações nutritivas. Quais? Passo a explicar dentro de um momento.

Como cuido da pele à volta das unhas? Faço o melhor que posso para ingerir alimentos saudáveis e bebo muita água. Além disso, aplico creme de mãos depois de cada lavagem das mãos (também distribuo o creme pelas unhas). Confiem em mim, seguir uma dieta equilibrada é fundamental para uma pele saudável.

Há mais uma coisa a referir. Tenho presente de que as mãos, as unhas e as cutículas reagem mal aos detergentes, pelo que protejo sempre as minhas mãos com luvas quando faço limpezas e antes de sair de casa, quando as condições climáticas são desfavoráveis.

As minhas ideias e os produtos de beleza incríveis para cuidar das cutículas

Removedor de cutículas

Mergulho as minhas unhas em água morna durante 5 a 10 minutos uma vez por semana. Em seguida, aplico um removedor de cutículas. Na verdade, não estou na posse da minha preparação favorita que me ajudaria a eliminar as cutículas, mas, para já, estou muito satisfeita com a Sally Hansen. Alguns minutos depois, empurro as cutículas para trás com uma ferramenta de manicure de madeira especial. Naturalmente, também podem utilizar corta cutículas pois são mais fáceis de cortar agora que estão macias. Por fim, aplico um óleo natural nas unhas e na pele em redor.

Creme de cutículas

Existem cremes para cutículas, mas é preciso saber qual escolher. Para mim, apenas um creme de cutículas merece a minha atenção e é vendido pela Avon. É perfeito! Nenhum produto semelhante proporcionará tais efeitos. Quando utilizado regularmente, faz com que as cutículas desapareçam por completo! E as unhas ficam bonitas! Recomendo vivamente que experimentem este produto, e quando o fizerem, deixem um comentário a dizer se também funciona no vosso caso. Considero este cosmético uma etapa obrigatória da minha rotina de beleza noturna. Lavo as mãos e aplico o creme e vou para a cama de seguida. Naturalmente, não devem lavar as mãos depois da aplicação, para não removerem o creme de cutículas.

Tratamentos caseiros para as cutículas

Adoro este tipo de tratamentos caseiros, em particular mergulhar as mãos num óleo natural morno (ex.: óleo de abacate ou óleo de rícino) e misturar uma colher de sumo de limão. As mãos ficam incrivelmente relaxadas. Mantenho as mãos mergulhadas neste óleo natural morno durante 10 ou 15 minutos. Na verdade, podem experimentar outra coisa. De vez em quando, podem mergulhar as mãos num banho de leite morno misturado com mel. Este tratamento com leite apresenta efeito hidratante e calmante. Estes banhos ajudam-vos a cuidar não só das cutículas (podem empurrá-las para trás depois) mas das mãos por inteiro. Sabem que mais, façam estre tratamento caseiro uma vez e confiram vocês mesmas como as mãos ficam suaves e bonitas.

Tratamento das mãos noturno para cutículas

A noite é um bom momento para regenerarem as mãos de forma bastante eficaz. Basicamente, devido a este tratamento, cuidam intensamente não só da pele à volta das unhas mas também das mãos. Afinal, durante a noite, a pele absorve os nutrientes mais rapidamente e transporta-os para zonas mais profundas e é por isso que eu besunto as mãos com creme ou com um óleo natural à noite e depois coloco luvas grossas de algodão. Resultado? As cutículas levantadas começam a desaparecer e a pele fica macia e hidratada.

O que fazem para cuidar das mãos? Como cuidam das cutículas? Adorava conhecer os vossos tratamentos de mãos caseiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *