Olá minhas criaturas bonitas :))
Hoje, vou levar-vos de volta ao passado. Para algumas de vós, seria como a voltar à infância, mas para outras, este artigo terá a foram de uma lição de história. Como é óbvio, tudo o que vou fazer é descrever as tendências em maquilhagem e o que estava na moda nessa década. Quando eu era jovem, os membros dos Guns N’ Roses eram rapazes novos e bonitos, ouvíamos as cassetes dos Backstreet Boys e o penteado mais popular (feito com recurso a um frisador de cabelo) era parecido com uma juba de leão.
Como eram as maquilhagens nos anos noventa? Quais eram os padrões de beleza naqueles tempos? Entrem na máquina do tempo e vamos voltar a esta era grotesca, em que apenas algumas pessoas sabiam o que era um corretor, uma esponja ou um pincel de maquilhagem. Apertem os cintos… estes produtos já existiam nos anos noventa 😉
As maquilhagens dos anos noventa correspondiam aos géneros musicais que dominavam o mundo nessa altura. A parte inicial dos anos noventa foi definitivamente dedicada ao grunge, enquanto a segunda parte foi dominada pela música pop e pelas Spice Girls. É bastante óbvio, dada a forma como as mulheres se maquilhavam. A maquilhagem grunge era mais harmoniosa. Ninguém sabia o que era uma base de maquilhagem. No que toca à base, a maior parte das mulheres usava o Dermacol – um produto criado na República Checa. Este cosmético colorido proporcionava um revestimento pesados e era “perigoso” nas mãos das raparigas inexperientes (sim, naquela altura todas as bases eram aplicadas apenas com as mãos). Uma vez mais, todas as raparigas adoravam este produto porque era perfeito a camuflar as possíveis imperfeições da pele. Se estiverem interessadas neste cosmético, o Dermacol ainda é vendido em algumas lojas virtuais. Presumo que tenham aumentado a gama de tons, pois, há alguns anos, as cores disponíveis eram bastante… pobres. Voltando aos anos noventa, os supermercados abundavam em produtos da Rimmel, Constance Carroll e da Pierre Rene. Todos os países da Europa ficaram loucos com uma máscara menta e verde que tinha uma tampa prateada e um pincel peludo. Devo admitir que este produto proporcionava resultados realmente bons.
Hoje nos concentramo-nos em ter umas nossas sobrancelhas lindas e bem modeladas, mas nos anos noventa, quanto mais finas as sobrancelhas melhor. Basicamente, poderiam ter umas sobrancelhas super finas e penteá-las com um gel transparente. Cores harmoniosas, máscara apenas nas pestanas superiores, sombras de olhos subtis (podemos dizer que devemos as sombras mate aos anos noventa) que contrastam com os tons pérola de batom MUITO branco. Eu tenho de admitir que mesmo eu tive um batom de tom pérola branco (na verdade, não foi usado, mas a magia era ter apenas este produto na mochila, e era tudo). Na verdade, ficava muito mal em todos os tipos de lábios e de pele, mas era visível a longas distâncias e tornou-se um verdadeiro sucesso entre todas as meninas que adoravam música pop. Claro, um batom vermelho estava sempre na moda e era fielmente aplicado em todos os eventos. Quanto às pálpebras, estas eram definidas com o uso de sombras que conferiam um acabamento pérola e brilhavam a mais de 20 km, pois eram aplicadas em grandes quantidades e chegavam a tocar nas sobrancelhas. Gostaria que esta maquilhagem regressasse? Hum…
Deixe uma resposta